quarta-feira, março 08, 2006

IV Encontro de Santaclarenses no Canadá

É já este fim-de-semana que decorre no Canadá o IV Encontro de Santaclarenses. Há já alguns anos que se vem realizando e nasceu da ideia de dois amigos, José Manuel Lima e Lúcia Cabral, que convidaram outros cinco santaclarenses para a desenvolverem e porem em prática. Hoje, os “sete magníficos” (casais, uma vez que os cônjuges também dão uma mãozinha) são responsáveis pela organização de convívios, quer sejam jantares ou passeios, de santaclarenses:

José Manuel Lima/ Stella Lima
Francisco Pintão/ Graça Pintão
Olivério Carreiro/ Cizaltina Carreiro
Emanuel Paiva/ Fátima Paiva

Horácio Cabral/ Lúcia Cabral

Não aparecem na fotografia:
João dos Santos/ Luísa Santos

Aires Couto/ Joana Couto


No encontro desde ano, espera-se a presença de 600 pessoas (santaclarenses, alguns vindos também dos Estados Unidos, familiares e amigos, a já habitual presença do Padre José Paulo Machado, e uma comitiva da primeira Junta de Freguesia de Santa Clara).
O encontro começa no sábado pela manhã, com um pequeno-almoço de recepção aos autocarros que chegam dos Estados Unidos. A meio da tarde realiza-se uma eucaristia na Igreja de Cristo Rei em Mississauga. O serão fica reservado para um grande jantar, que normalmente é repleto de animação: palestras, sorteios, música e bailarico. Este ano a animação estará a cargo do artista Henrique Cipriano. O lucro que resulta destes convívios reverte, normalmente, a favor da Igreja de Santa Clara ou de Instituições de Solidariedade do Canadá ou de São Miguel.

Tal como acontece no Canadá, nos Estados Unidos também se realizam encontros deste género. Agendado está já o próximo Encontro de Santaclarenses nos Estados Unidos para Outubro deste ano.

P.S.- Obrigada Lúcia pela informação disponibilizada!