quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Analogias

Mais do que com a vitória de Cavaco Silva em si – quem sabe se por este já ter demonstrado como cuida da “má moeda” mesmo tratando-se de citrinos? –, o que mais se viu entre os seus foi a euforia causada pela votação obtida por Manuel Alegre.
Eu confesso; também gostei! Gosto quase sempre quando, contra a corrente dominante, mesmo não ganhando, “Há sempre alguém que resiste…Há sempre alguém que diz não…” Mas também gostei porque, entre outros motivos, recordou-me uma outra manifestação de envolvimento cívico, no caso vitoriosa; o “SANTA CLARA VIDA NOVA”, “movimento cívico” que tal como “O PODER DOS CIDADÃOS”, não obstante o óbvio reconhecimento público – se calhar até por isso –, foi também – tem sido e continua sendo – vítima da vingançazinha dos “poderosos” na ocasião enfrentados.
Por analogia – bem mais fácil de entender que outras “lingua-afiadamente” em tempos enumeradas – o “abafo” com que Sócrates brindou Manuel Alegre na noite eleitoral, nada fica a dever ao muito que tem acontecido, “pela calada” em Santa Clara (a questão da iluminação de Natal na Rua de Lisboa só até à Rua João do Rego foi apenas um pequeno, mas visível, exemplo), após a vitória do movimento cívico que se propôs enfrentar a lista protegida pelos Paços do Concelho.
Há sempre um momento para corrigir caminho. Mas criticar o que de bom e definitivo finalmente se faz (a pavimentação da Príncipe de Mónaco), e, “para não ficar atrás”, insistir em “encher de mais filhos” (agora o cybercenter) uma mulher alheia que já cuida mal dos que tem, não me parece que ajude muito. Bem mais importante seria regularizar – mesmo que isso também já venha tarde – o piso da 2ª Rua de Santa Clara!
Haja esperança, porque no entretanto, depois de terem recusado integrar – e até desdenhado – um “movimento de cidadania” (O SANTA CLARA VIDA NOVA), já foi instituído um “instrumento municipal” com este fim.
Tarde é o que nunca chega. Vamos ver!


Contributo de: SantaCanalha