segunda-feira, outubro 20, 2008

Analisando a abstenção

Já que muitos fizeram e fazem análise aos resultados eu prefiro fazer a análise à abstenção.
Existem normalmente vários pontos de vista sobre a abstenção, mas dois deles são os mais usados para a justificar, uns defendem que os eleitores ficam em casa porque já sabem quem vai ganhar e por isso o seu voto não irá fazer diferença, outros defendem que o eleitorado não vota porque perdeu a confiança nos políticos e não se revê nas propostas do diversos partidos.
Eu tenho uma teoria diferente. Nem todos conseguem chegar às mesas de votos, e ninguém faz as mesas de voto chegar a eles.
Será que alguma vez nos demos ao trabalho de pensar nos eleitores que se encontram fora da Região a estudar ou mesmo em trabalho. Será que os eleitores que estão internados no hospital naquele dia não tem direito a voto?
Se alterássemos o procedimento de voto à distância, se fosse mais fácil e sem custos será que o número de abstencionistas não seria diminuído.
Penso que as forças politicas deviam pensar em soluções para diminuir a abstenção e não se conformarem com as desculpas de que já é normal este número da abstenção.