quinta-feira, maio 18, 2006

A Passadeira Vermelha

Alertada pela “má-língua” de duas boquinhas que ultimamente não fazem outra coisa senão bajular “a patroa de Ponta Delgada”, senhoras de seus nomes; Maria Corisca e Tia Maria de Nordeste, a Aninhas Boca à Berta foi no último fim-de-semana a Santa Clara visitar as primas BertasRefilonas, tendo aproveitado para ver o que já havia de Vida Nova para aquelas bandas.

Muito gostou ela do que viu. “Vive-se um outro ar em Santa Clara” confessou a Aninhas Boca à Berta a todos os parentes e aderentes que foi encontrando pelo caminho.

- “Quem é que pode falar mal das obras da Avenida Príncipe do Mónaco?”,

Perguntou ela em tom de desafio a uma prima, meia ranhosa, que, intoxicada por umas almas penadas que andam a dizer pelos cantos que aquilo podia ter uns passeios como os da Avenida Marginal, lhe repetiu a lengalenga.

- “Até podiam colocar lá uns passeios de mármore. Mas só agora? Só depois destes anos todos de marasmo terem por fim feito alguma coisa em Santa Clara, é que vêm dizer que podia ser melhor. Claro que depois de algo estar feito, alguém diz que pode sempre ser melhor!” - Arrematou com paixão!

- “Porque é que estes maldizentes, em vez de falarem mal, não exigem que a Câmara Municipal também faça o que lhe compete; por exemplo, arranjar a 2º Rua de Santa Clara onde ainda hoje eu ia partindo uma perna num dos muitos buracos que aqueles passeios têm!”

As primas calaram-se logo. Sabem que a Tia Aninhas Boca à Berta quando lhe sobem os azeites ao nariz, tendo razão (como é o caso), ninguém mais a cala!