quarta-feira, abril 05, 2006

Por muito que a alguns possa custar…


Hoje, como acontece quase todos os dias depois do almoço, sai para dar uma volta e comprar o jornal. Estava eu na banca dos jornais quando a minha atenção foi desviada para uma capa alusiva, entre outros assuntos, à Romaria das Senhoras em Santa Clara. Decidi então comprar também o quinzenário “Terra Nostra”, de 24 de Março de 2006, ao qual dizia respeito a referida capa.
Assim que me sentei para ler a reportagem sobre a Romaria de Senhoras, pude constatar que o jornal trazia um suplemento: Freguesias Urbanas, Autarquias de Ponta Delgada. E quais são elas, de acordo com o quinzenário? São José, São Sebastião, São Pedro, Fajã de Baixo e Fajã de Cima.
Sabem o que me apetecia? Arranjar uma cópia da proposta do Partido Comunista Português, apresentada e unanimemente aprovada na Assembleia Regional dos Açores, a 12 de Junho de 2002, que concede a Santa Clara o estatuto de freguesia, e enviá-la à redacção do “Terra Nostra”.
À parte “teorias da conspiração” e “manias de perseguição”, a verdade é que muitos ainda não aceitaram ou não querem aceitar que Santa Clara é freguesia. E quando digo muitos, não estou a referir-me a um mero cidadão, mais ou menos distraído, refiro-me sim, e neste caso concreto, àqueles que vestem o papel de jornalistas. Que jornalismo é este que quer informar, sem estar informado? É sério, fidedigno, imparcial?

Apenas uma pérola que serve de exemplo:

O jornal refere que o Coral de São José terá sede na Freguesia de São José. Ora, é do conhecimento público que, no dia 15 de Dezembro de 2005, a CMPD cedeu ao Coral de São José um terreno situado na Rua Dr. Filipe da Cunha Álvares Cabral – Freguesia de Santa Clara.

Tenham paciência mas é assim mesmo: Santa Clara é Freguesia e começa a ter vida nova!