quarta-feira, setembro 30, 2009

Visita à Gruta do Carvão





No passado dia 28 de Setembro, os candidatos às eleições para a Assembleia de Freguesia de Santa Clara, pelo Grupo de Cidadãos SANTA CLARA-VIDA NOVA, visitaram as instalações da Gruta do Carvão – Troço da Rua do Paim, especificamente a Casa de Apoio, onde são recebidas as visitas àquele valioso património geológico.
O trabalho de preservação e divulgação da Gruta do Carvão tem sido desenvolvido pelos Amigos dos Açores – Associação Ecológica e tutelado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
Localizada na zona poente da cidade de Ponta Delgada, a Gruta do Carvão estende-se numa área extensa, abarcando também a zona da freguesia de Santa Clara. Desta feita, foi com o intuito de conhecer as condições físicas e as actividades levadas a cabo por aquela organização, auscultando os seus intervenientes quanto às suas ambições e dificuldades sentidas no âmbito da sua acção voluntária e de interesse regional, que o Grupo de Cidadãos SANTA CLARA – VIDA NOVA objectivou o referido encontro.
Com um número médio anual de cerca de 4000 visitantes, a Gruta do Carvão recebe inúmeros interessados, maioritariamente turistas estrangeiros, turmas de escolas locais ou, ainda, outros profissionais e estudiosos da temática vulcano-espeleológica. Uma das dificuldades salientadas prende-se com o facto do lucro das visitas ainda não ser rentável, ao ponto de fazer face às avultadas despesas de manutenção daquele “laboratório natural”(p.ex. electricidade), sendo o orçamento gerido com um único financiamento anual atribuído pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Outro aspecto a destacar refere-se à necessidade de se proceder à devida afixação sinalética, pelos serviços competentes, para melhor divulgação dos acessos à Gruta do Carvão.
A candidatura do Grupo de Cidadãos SANTA CLARA – VIDA NOVA proferiu que, caso seja eleita, disponibiliza-se para ajudar a associação Amigos dos Açores na promoção da Gruta do Carvão, o que permitirá também a promoção da novel freguesia, pugnando para o fortalecimento de uma Sociedade sustentável, entre o desenvolvimento sócio-económico e a protecção ambiental.


Consultar também: Amigos dos Açores