terça-feira, janeiro 23, 2007

O antes o agora e um feliz depois.


O antigo Matadouro Frigorífico e Industrial de Ponta Delgada, outrora motivo de orgulho para Santa Clara e suas gentes, no seu período áureo, um autêntico símbolo de modernidade e desenvolvimento que proporcionava trabalho e rendimento regular a um muito significativo número de famílias locais, está hoje transformado numa degradante e arruinada estrutura, um espaço que urge requalificar.

Sempre que sou confrontado com questões sobre aquele local, o que, diga-se de passagem, acontece frequentemente, tendo em conta a demanda judicial que se conhece existir para esclarecer a posse da propriedade, quer sobretudo a quantidade e a variedade de “projectos” que para ali se apresentam – “vários cães a um osso” –, confesso, fico como que invadido por uma estranha sensação, um misto de revolta e inquietação, já que enorme vontade em transformar aquele espaço em algo útil para a freguesia de Santa Clara e a impotência para o fazer são directamente proporcionais. Uma coisa é certa, qualquer que seja a utilização para ali pensada deve ir no sentido de favorecer a população da freguesia em primeiro lugar. Santa Clara já foi suficientemente castigada, é já tempo de reverter um conceito que natural e instintivamente parece ter-se apoderado dos decisores políticos; “tudo o que não é desejado noutro local vai para Santa Clara”. Aproveitando para agradecer-lhe pela sua enorme generosidade e muita disponibilidade, pois tem dito sempre SIM quando por nós é solicitado a colaborar, permitam-me usar com alguma liberdade palavras recentes do Arquitecto Soares de Sousa; “é salutar que as entidades deixem de estar de costas voltadas umas para as outras, já que agindo concertadamente os projectos terão com certeza maior qualidade, menores custos, e, acima de tudo, muitas mais possibilidades de servirem os interesses da maioria e não só a de alguns”. Nós estamos a fazer a nossa parte do trabalho. A Junta de Freguesia, com a prestimosa colaboração de uma interessante equipa projecto que inclui três jovens arquitectos da Freguesia (um já a exercer, um a estagiar e um finalista), subordinado ao tema “Participar”, está a levar a efeito um levantamento exaustivo da Freguesia que dedica um especial interesse à orla marítima (a última parcela da orla marítima natural de Ponta Delgada) e que tem como principais “ancoras” exactamente, a Poente; “o Matadouro”, e a Nascente; “o Castelinho”. Já aconteceram as primeiras acções de interacção com a população, já existem os primeiros esquiços. Estamos a fazer o “trabalho de casa”, em breve daremos a conhecer o produto deste trabalho que se deseja o mais participado possível.

Santa Clara não pode esquecer as suas origens, nem a sua umbilical ligação com o mar. A criação de um núcleo museológico que congregasse actividades piscatórias, as actividades industriais com elas relacionadas (outrora a Fábrica Lory foi uma referência na industria conserveira), e outras actividades afins é uma hipótese por nós acarinhada, e seria um modo de reunir os registos de época ainda existentes, que assim, de forma digna, interactiva e moderna, ficavam expostos a todos os que nos visitam, tornando aquele lugar de grande valor turístico para a região.

Mas aquele espaço é enorme, dá para isso e muito mais. Para o que não pode dar, e, embora possa não parecer a Junta de Freguesia não se tem poupado a esforços neste sentido (os últimos dos quais muito recentemente), para o que não pode dar, dizia, é para continuar a ser o antro delinquência, toxicodependência que, por abandono, tem vindo a ser.

in Açoriano Oriental de 20-01-2006.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Lei do betão e cimento

Cada vez mais me espanta o que acontece nesta cidade.
No bairro do Loreto destrói-se um parque infantil para construir um bloco de apartamentos, para quem não estiver a ver bem o sitio é ali para os lados de São Gonçalo onde se situam os blocos de apartamento cor de rosa.
Já não bastava terem ali mesmo ao lado o McDonalds e agora tem que ver o parque infantil desaparecer.
Esta é a câmara que temos, autoriza este tipo de coisas, haja pachorra... quem é que foi consultado para que isto fosse feito?!

A noticia pode ser lida em www.jornaldiario.com

terça-feira, janeiro 16, 2007

Rotunda na Av. Principe de Mónaco

No dia 27-12-2006 foi posto, pela Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos, a concurso a obra de construção da rotunda na Avenida Príncipe de Mónaco, as propostas serão abertas no dia 23-02-2007, sensivelmente daqui a um mês. O prazo para a conclusão da obra está estimado em quatro meses após adjudicação e o valor máximo estimado para a realização da obra é de 450.000 EUR.
Como se diz por aí, tarde é o que nunca chega, é de prever que até ao Verão tenhamos em vez de um cruzamento problemático uma rotunda, isto se a obra correr bem e for já adjudicada.
Será que agora é que é?!

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Abortar em Portugal

Ana Pobre – Sr. Doutor tou grávida de 9 semanas e quero abortar

Médico – Desculpe, mas isto vai ser complicado, sabe como é, isto nos hospitais públicos é sempre em lista de espera, mas se quiser pode passar num clinica muito limpinha da qual sou sócio nós desenrascamos o assunto logo na hora

Ana Pobre – Ah pois! Mas eu até não sei se vou ter dinheiro para pagar, sabe como é o vivo do rendimento mínimo e já tenho 4 filhos...

Médico – Olhe então vou por a sra. na lista de espera e depois logo se vê, mas acho que só lá para o mês que vem é que há vagas!

Ana Pobre – Ó doutor mas assim já passa do prazo de eu fazer o aborto!

Médico – Não há problema a gente diz que a sra. tava grávida de 10 semanas na mesma, só que a criança desenvolveu-se muito depressa, e ninguém precisa de saber disso...

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Angra e Ponta Delgada entre as dez melhores cidades do País

"Angra do Heroísmo ocupa o 5º lugar, Ponta Delgada o 6º e Horta o 24º num estudo elaborado pelo jornal Expresso."
in www.jornaldiario.com

Segundo o artigo do Jornal Diário, o jornal Expresso percorreu 50 cidades do país e avaliou-as em diversos aspectos, desde a sinalética, acessibilidades, oferta ao nível de espaços de lazer e cultura, trânsito e outros.
Será que nós somos muito pessimistas e não percebemos que a nossa cidade de Ponta Delgada é um bom sitio para se viver, ou então os jornalistas que estiveram cá para avaliar a nossa cidade vieram num fim-de-semana e foram mas foi para a borga.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

O Novo Ano (para mim) já vai quase a meio...

Talvez por ser santaclarense, ou talvez não, para mim o início do mês de Setembro, com o final das Festas de Santa Clara, sempre teve um sabor a passagem do ano.

Primeiro porque, tal como por estes dias, decorrem dias de festa.
Depois porque, tal como por estes dias, a festa culmina em fogo de artifício.
E por último, tal como por estes dias, começa mais uma temporada de aulas (coisa que sempre me deixou ansiosa, antes como aluna, agora noutra perspectiva).
Ah, e tal como por estes dias, nos primeiros dias de Setembro faço sempre uma série de planos para o futuro (deixar de isto e aquilo, fazer mais aquilo e isto) que depois quase nunca se concretizam.

Talvez por ser santaclarense, vou ver se passo a postar mais vezes aqui no blogue. É uma "promessa" feita em Setembro renovada por estes dias.