sexta-feira, outubro 30, 2009

Cooperação precisa-se...

Os próximos anos de governação devem ser sinónimo de cooperação entre poderes. Esta foi a ideia defendida pela actual presidente da CMPD quinta-feira (29-10-2009) aquando da abertura do Colóquio “Das Autonomias à Autonomia e à Independência: o Atlântico político entre os séculos XV e XXI”. Esperemos que a cooperação entre poderes seja uma realidade nos próximos anos.
Um governo não deveria discriminar autarquias pela cor politica, e as autarquias não deveriam discriminar as freguesias. O certo é que a lógica "Quem não é da nossa cor está lixado!" tem reinado na relação entre os vários poderes e agora será muito difícil anular esta atitude.
Não basta aclamar pela cooperação, é preciso trabalhar para que se torne uma realidade.

terça-feira, outubro 27, 2009

Porto Comercial em Santa Clara


O PDM (Plano Director Municipal) prevê a construção do novo porto comercial de Ponta Delgada em Santa Clara. A Dra. Berta Cabral já havia anunciado, quando veio a Santa Clara apresentar a lista do PSD, que se em 2012 fosse governo iria proceder à requalificação da orla costeira em Santa Clara, removendo os tanques de combustível da BENCOM e construindo o novo porto comercial.
No PDM podem ver que as zonas a azul estão reservadas a portos e aeroportos. Parece que o novo porto comercial irá começar mesmo na zona da formação rochosa que dá o nome à cidade e depois abarcará toda a zona que era conhecida como "Calhau da Areia".
Será isto inevitável, será o destino de Santa Clara ser sempre o depósito de "pés de galo", combustíveis, contentores e afins. A construção do porto comercial só vai trazer mais do mesmo, ou não?!?

quarta-feira, outubro 21, 2009

Vem por aí a época das tomadas de posse

Vem por aí a época das tomadas de posse!
Pelo que sei em Santa Clara a 29 de Outubro toma posse a Assembleia de Freguesia.
Segundo o que já foi publicado em edital a 3 de Novembro toma posse a presidente da CMPD e os respectivos membros da Assembleia da CMPD.
Também deverá haver uma tomada de posse na Associação de Municípios algures em Novembro, só resta saber quem será o presidente da dita associação.
Certamente começou a época das tomadas de posse, uns ficam (logo não saem nem entram) outros saem tristes para ver outros alegres entrar. O povo ditou, agora é por mãos à obra...

sexta-feira, outubro 16, 2009

Arquivo da Campanha (II)

(O título também podia ser: Projecção/sondagem à boca do blog)


Gáfico "Bravenet counter" do Vida Nova Farol
correspondente aos dias 11, 12 e 13 de Outubro de 2009



Contador "do Blog da concorrência" hoje (16/10/09), às 08h:30m



Só e apenas no domingo de eleições e nos dois dias subsequentes o “Vida Nova Farol” conseguiu mais de 1100 visitas.
Outros, mesmo depois das consideráveis melhorias introduzidas – infelizmente não como fruto exigência, eficiência e brio próprios, ou de auto-crítica, mas sim “a pedido”; “respondendo a uma provocação” –, até hoje, e ao longo dos seus quatro meses de existência, ainda não conseguiram chegar a este número.

Até só por isso se poderiam ter evitado alguns exageros. Enfim!

quinta-feira, outubro 15, 2009

Arquivo da Campanha

(Titulo que também podia ser: Projecto prático para Santa Clara)

Clikando aumenta.

Os rabiscos supra constituem o “crono-planning” esboçado numa reunião do Grupo Santa Clara -Vida Nova, ocorrida em fins de Julho/início de Agosto, ainda decorria a recolha das centenas de assinaturas que permitiram formalizar a 11 de Agosto, no tribunal de Ponta Delgada, a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Santa Clara que a 11 de Outubro foi eleita por cerca de 54% dos votos dos santaclarenses.

O documento, um simples rascunho (balizado pelos três cartazes 4x3 que rodando deram a impressão de serem nove), mas bastas vezes utilizado para monitorizar o decorrer do processo, acabou sendo, salvo ligeiras alterações – uma delas foi antecipar a distribuição do primeiro número do Jornal de Campanha para não conflituar com as Festas de Santa Clara, o que até permitiu naquela ocasião um ligeiro repouso –, integralmente cumprido. Incluindo os dois ou três acrescentos que lhe foram incluídos por forma a reforçar o elan, em crescendo, até à apoteose final.

Mas, por melhor que seja o planeamento, nada se consegue sem bons recursos humanos. E estes foram competentíssimos, inexcedíveis, de uma capacidade de trabalho a todos os níveis invejável; resumindo “à Santa Clara”.


Também por isso, no fim, com a música do “Queens” em fundo, cantou-se em saudável euforia


“WE ARE THE CHAMPIONS”.

domingo, outubro 11, 2009

Independentes a lutar por Santa Clara

Saudamos aqueles que se apresentaram para defender os interesses de Santa Clara. A lista do PSD, encabeçada por Nuno Libório e a lista do CDS/PP encabeçada por Eunice Pires.
Santa Clara conta com todos nós...

VIDA NOVA é para continuar





Vitória, e com a maioria reforçada.




sexta-feira, outubro 09, 2009

Jornais de Campanha (08 e 09-10-09)

E por fim, depois dos nº1, nº2, nº3, nº4 e nº5, aqui vai o nº6, o último Jornal desta Campanha, a distribuir em toda a freguesia nos dias 08 e 09 de Outubro (hoje)..

Pág. 1


Págs. 2 e 3


Pág. 4


Click sobre as imagens para as aumentar. Boa leitura.
(e deixe os ressabiados esfregarem os cotovelos à vontade)

quinta-feira, outubro 08, 2009

Com alegria e tranquilidade

Jantar convívio organizado pela lista independente SANTA CLARA - VIDA NOVA.
Um grupo de 60 pessoas reunidas por uma causa, com muita alegria e tranquilidade.




quarta-feira, outubro 07, 2009

Campanha de rua on-line (II)

Esta sim, é gente com rosto; Gente da nossa gente!



(Clicar sobre a imagem para aumentar)

Gente que se não necessita de dizer o nome para se apresentar, muito menos que venham outros, de fora, com bombos e “bombãos”, para lhes encher a sala e fazer “sermãos”.

Gente que anda pelo seu próprio pé, faz o seu próprio caminho; não “ao colo”, de empurrão, ou com alguém sempre segurando sua mão!
Gente que aqui está para servir, não para se servir!

terça-feira, outubro 06, 2009

Berta Cabral em Santa Clara

A Dra. Berta Cabral, na apresentação da lista candidata pelo PSD a Santa Clara ,afirmou que uma lista independente não tem coesão para ir a lado algum e quea lista do PSD é que tem coesão. O certo é que a lista independente esteve 4 anos a orientar os destinos da freguesia, reuniu mais gente e volta a apresentar candidatura.
A junta de freguesia independente já deixou "obra" que irá marcar a história da freguesia: os símbolos heráldicos ficaram definidos, existem outras freguesias com muitos anos de existência que ainda têm símbolos provisórios.
Fiquei desiludido quando a Dra. Berta Cabral, no seu discurso, se referiu ao "jardinzinho", cuja obra começou recentemente. O tom de desdém como se referiu à obra do Jardim Padre Fernando Vieira Gomes ofende a memória colectiva dos Santaclarenses, em primeiro lugar, porque aquele espaço representa um pouco do que foi a Mata da Doca, ícone da história de Santa Clara; em segundo lugar, porque a actual obra pretende ser uma homenagem ao grande homem que foi o Padre Fernando.
Devo mencionar que marquei presença neste evento a convite de várias pessoas da lista do PSD, que prezo, e porque acima de tudo me interessa saber o que se propõem fazer na nossa freguesia. Assim sendo, fiz questão de ir ver e ouvir o que o PSD quer para Santa Clara.

Jornais de Campanha (02-10-09)

A seguir aos nº1, nº2, nº3 e nº4, e já com o nº 6 também pronto para ser distribuído, aqui vai o Jornal de Campanha nº5, distribuído em toda a freguesia nos dias 03, 04 e 05 de Outubro.

Pág. 1

Págs. 2 e 3

Pág. 4

Click sobre as imagens para as aumentar. Boa leitura.


segunda-feira, outubro 05, 2009

Arruadas on-line

Concentrar, conviver, esclarecer, percorrer Santa Clara, distribuir o jornal (nº 5), reabastecer, refrescar, enfim: batalhar para continuar a dar VIDA NOVA a SANTA CLARA.