domingo, fevereiro 22, 2009

Carnaval em Santa Clara

Já recomposta das noites de Carnaval, é tempo agora de dar conta do Baile de Fantasias que decorreu no passado sábado em Santa Clara.


Foi, sem dúvida, um serão bastante animado. O Carnaval, há muito adormecido em Santa Clara, acordou de novo. E até uma dança, como não se via há mais de 30 anos por estes lados, preparada, não com três meses de antecedência como as do mestre Faceira, mas sim em cima do joelho, deu um ar da sua graça, sublinhando boa disposição que pautou o serão.

Os versos

(COM MÚSICA "CHEIRA A LISBOA")
UMA DANÇA A LEMBRAR AS ANTIGAS
COMO AS DO MESTRE FACEIRA
HOMENS VESTIDOS DE RAPARIGA

COMO NOS BAILES DA TERCEIRA

OS ARCOS SEGUROS NUMA MÃO
E NA OUTRA UM CHAPÉU OU MARMITA
LEMBRANDO O VEDETA ALEMÃO
E TAMBÉM MESTRE ZÉ CAGANITA

(COM MÚSICA "APITA O COMBOIO")
ESTA É UMA DANÇA
FEITA À PRESSÃO
APÓS FALTAR CRENÇA
NOUTRA SOLUÇÃO

DANÇA RAPIDINHA
SEM QUALQUER ENSAIO
MAIS QUALQUER COISINHA
ACABA EM DESMAIO

Confecção dos arcos

Ensaio

Vestidos a rigor


Apresentação


E ainda houve tempo para uma a
ctuação noutras paragens


quinta-feira, fevereiro 19, 2009

E consultar a população?

De acordo com notícia publicada na edição de ontem do jornal Açoriano Oriental (18/02/2009), Carlos César revelou que o Governo regional colocou a hipótese do terreno do antigo matadouro, em Santa Clara, para a criação das novas instalações da RTP-Açores, acrescentando ainda que haveria também espaço, no mesmo terreno, para o Comando da PSP de Ponta Delgada - hipóteses estas que dependeriam de um acordo com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, devido ao processo de disputa de propriedade do antigo matadouro que decorre em tribunal.


Esta notícia revela alguns aspectos interessantes:

  • pela primeira vez, o Governo Regional, dito pela voz do seu Presidente, assume a possibilidade de entendimento com a Câmara Municipal de Ponta Delgada no que respeita aos terrenos do matadouro (o mesmo entendimento pode ser esperado pelos santaclarenses no que diz respeito à criação de infraestruturas que sirvam directamente a freguesia?);
  • a implementação das novas instalações da RTP-A e do Comando da PSP de Ponta Delgada, não podendo aquele espaço ser posto totalmente ao serviço de Santa Clara, seria um mal menor na "limpeza" mais do que necessária daquela zona da freguesia.

Outros aspectos não tão interessantes como isso:

  • a ausculatação da população santaclarense sobre os destinos do antigo matadouro (tal como foi garantido pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos José Contente, aquando da inauguração do Centro Paroquial, em Maio de 2008) é, ao que parece, posta de parte.
Foto roubada daqui

domingo, fevereiro 15, 2009

Holofote

In Açoriano Oriental (edição do dia 15/02/2009)
(clicando na imagem aumenta)

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Diversão a "Loeste"


(Não consegue ler o cartaz? É verdade: clicando na imagem aumenta)